Os testes de triagem são baseados na pesquisa de oxazepam e nordiazepam, metabólitos primários de grande parte dos benzodiazepínicos.Amostras de urina apresentam como principais vantagens a facilidade de obtenção e maior janela de detecção quando comparada a amostras de sangue.
De acordo com alguns autores (Moeller et al. Urine Drug Screening: Practical Guide for Clinicians. Mayo Clinic Proceedings 2008;83:66-76), o período de detecção na urina de benzodiazepínicos de ação curta é de cerca de três dias e de benzodiazepínicos de ação longa, como o diazepam, de cerca de 30 dias. Diversos fatores influenciam o tempo de detecção, como o tempo de uso do medicamento, frequência e quantidade, e características individuais relacionadas a sua metabolização.
O uso de sertralina e oxaprozina pode levar a resultados reagentes em testes de triagem. Estes são considerados preliminares, pois pode ocorrer reatividade cruzada com substâncias estruturalmente semelhantes. Resultados reagentes devem ser confirmados por método mais específico (Cromatografia Líquida ou Gasosa/ Espectrometria de Massas).
Substância pesquisadas em concentrações acima do nível de decisão da técnica: Alprazolam, 7-aminoclonazepam, 7-aminoflunitrazepam, Bromazepam, Clordiazepóxido, Clobazam, Clonazepam, Clorazepato, Clotiazepam, Demoxepam, N-Desalquilflurazepam, N-Desmetildiazepam, Diazepam, Estazolam, Flunitrazepam, Flurazepam, Halazepam, Alfa-xialprazolam, Glucoronida de alfa-hidroxialprazolam, 1-N- hidroxietilflurazepam, Alfa-hidroxitriazolam, Cetazolam, Lorazepam.