Antígenos leucocitários humanos (HLAs) são produtos gênicos do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) em humano. As proteínas codificadas pelo MHC são expressas na superfície das células e possuem importante papel no sistema imune e na auto-imunidade.Embora as moléculas de HLA sejam mais conhecidas por sua função nos transplantes de órgãos, certas moléculas de HLA estão associadas com doenças específicas.
O HLA-B27 está fortemente associado com várias doenças reumáticas como, por exemplo, espondilite anquilosante (AS), síndrome de Reiter's, uveíte anterior aguda, entre outras. A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória sistêmica que afeta a coluna espinhal e as articulações sacroilíaca e periféricas.
O exame para AS é atualmente realizado por meio da detecção do alelo HLA-B27 em pacientes que apresentam achados clínicos característicos da doença, uma vez que 90% das pessoas afetadas apresentam o alelo.
Além disso, o risco da doença aumenta três vezes se a pessoa HLA-B27 positivo tem um parente de primeiro grau com AS. Porém, este antígeno não é um marcador da doença, pois também está presente em aproximadamente 10% dos indivíduos saudáveis.